sábado, 12 de fevereiro de 2011

SININHO

foto

...FLOR DA QUINTA....LANTERNAS DA CHINA.....

Nome Científico: Abutilon striatum
Sinonímia: Abutilon pictum, Abutilon venosum, Sida striata, Abutilon thompsonii
Nome Popular: Lanterna-chinesa, Lanterna-japonesa, Sininho, Campainha
Família: Malvaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Guatemala
Ciclo de Vida: Perene
Arbusto bastante rústico e de constituição semi-lenhosa. Apresenta os ramos recurvados para baixo, como se estes fossem pesados. As flores de tonalidade alaranjada, são muito delicadas e bonitas, sustentadas por um pedúnculo também pendente. As folhas apresentam recortes. Ocorre uma variedade variegata. Muito cultivada em parques e jardins públicos, é pouco exigente em manutenção. Floresce na primavera e no verão atraindo beija-flores.
Devem ser cultivados em solo fértil sempre a pleno sol, isolados ou em grupos e composições. Requer apenas podas anuais para boa formação e renovação da folhagem. Tolerante ao frio e às geadas. Multiplica-se por estaquia.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Babosa para que serve


Sobre Babosa para que serve?

A babosa é também conhecida como Aloe Vera. Trata-se de uma planta cujas folhas são usadas para fabricar alimentos, cremes para pele e cabelos, shampoos, medicamentos e muito mais.
A principal função das substâncias da babosa é a de regenerar a pele, atuando na cicatrização de machucados, pois é um excelente antiinflamatório combatendo os micróbios. Além disso, ajuda a dar um aspecto jovem na pele das pessoas que a usam, prevenindo contra as rugas e os sinais da velhice.
Algumas doenças que podem ser tratadas com a Aloe Vera são as espinhas, feridas diversas, problemas no sistema nervoso, diabete, problemas cardíacos, hemorróida, intoxicação, doenças no estômago e intestinos, queimadura, dores físicas e emocionais, câncer, problemas na coluna e AIDS.
O que é muito interessante é que o uso da planta funciona como calmante natural e que não possui contra-indicação. Em suas folhas são encontradas vitaminas, sais minerais e outras substâncias benéficas ao organismo dos seres humanos e animais em geral.

TERRAMICINA

TERRAMICINA ou PERNA DE SARACURA:Bom para infecções, internas ou externas, excelente depurativo do sangue, utiliza-se em forma de chá de hora em hora ou de 2 em 2 horas.
A exemplo do guaco também é utilizado contra picadas venenosas, e antibiótico.
Formas de uso: Chá
Orixás: Xangô e Yansã / Oya.
Caracts folhas de terramicina têm propriedades desinfectantes e podem ajudar a curar feridas ulcerosas, pode-se associar a erva lanceta para o tratamento de gastrite.
Preparação: Uma mão cheia de folhas, ferver em 1 litro de água durante 20 minutos.
Dosagem: tomar um copo de chá 3 vezes ao dia. Lavagem de ferida 3 vezes ao dia até curar.erísticas: Caule e folhas arrAlternanthera brasiliana, popularmente conhecida como “penicilina”, “terramicina” e “perpetua-do mato tem açoes antinflamatoria,analgésica e antiviral

CARAMBOLA

A carambola é uma fruta muito gostosa e surpreendentemente saudável. É rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de afecções renais. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

SAIÃO

Nome científico: Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers.
Sinonímia popular: Planta do Ar, Coirama, Coirama-Branca, Coirama-Brava, Folha-da-Costa, Paochecara, Sayao, Saião
A infusão é utilizada para baixar febres e para curar inflamações do trato urinário; o suco das folhas frescas batidas no liquidificador com água é indicado para gastrites e úlceras; suas folhas maceradas são utilizadas para picadas de insetos, acelerar o processo de cicatrização em ferimentos e queimaduras; a folha fresca aquecida serve para abcessos, furúnculos e dor de cabeça.
(Fonte: http://www.raintree-health.co.uk/cgi-bin/getpage.pl?/plants/coirama.html )

Uso litúrgico: A folha da costa é tida como sendo uma folha consagrada a Oxalá, mas oferecida a todos os Orixás. Diz-se que é a única folha que se pode utilizar para qualquer pessoa, sem o risco de kizila com o seu Orixá, ainda que este não seja conhecido. É utilizada nas obrigações de cabeça, banhos de limpeza e defesa.

PITANGA



A pitanga, espécie nativa da Mata Atlântica, tem em seu nome origem tupi-guarani - "pyrang" que significa “vermelha”. A fruta carnosa e aquosa, de cor vermelha (mais comum), amarela ou preta, tem sabor agridoce e já era apreciada pelos indígenas, bem como pelos primeiros colonizadores do Brasil.

Pertencente a família botânica das Myrtaceae, a pitanga (Eugenia uniflora L.) é uma das mais importantes frutas nativas da Mata Atlântica com grandes potencialidades para o cultivo comercial. De seus frutos, que contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro e fósforo, além do consumo in natura, podem ser obtidos sucos, sorvetes, geléias, doces, licores e vinhos. Além desses usos, mais comuns, algumas indústrias de cosméticos já têm utilizado seu extrato para a fabricação de sabonetes e shampoos.

As folhas da pitangueira contém o alcalóide denominado pitanguina (sucedâneo de quinino); bastante utilizada na medicina popular através de chás, indicada contra diarréias persistentes, contra afecções do fígado, em gargarejos nas infecções da garganta, contra reumatismos e gota.  Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.

A pitangueira é uma espécie de ampla distribuição geográfica natural ocupando regiões de clima tropical e subtropical, indo de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Atualmente as plantações comerciais significativas da fruta estão no nordeste brasileiro, onde o estado que se destaca é Pernambuco.

A pitanga é indicada para recuperação de áreas degradadas e também na implantação de sistemas agroflorestais, além de possuir boa potencialidade para consumo e processamento da polpa, é atrativa principalmente a avifauna, tornando-se uma espécie chave para indução na regeneração natural de florestas. Também é utilizada como espécie ornamental em muitas cidades brasileiras.

A pitanga, assim como outras dezenas de frutas nativas da Mata Atlântica, são pouco consumidas quando comparada a frutas exóticas (maçã, pêra, laranja, ameixa, etc). Cabe salientar que as nossas espécies frutíferas nativas são incomparáveis quanto a sabor e teor de vitaminas. A Apremavi tem um trabalho que tem por objetivo promover o resgate dessas espécies, através da
produção de mudas, plantio e divulgação de suas potencialidades.

Pitanga

Nome científico: Eugenia uniflora L.
Família: Myrtaceae
Utilização: Madeira utilizada para a fabricação de cabo de ferramentas e outros componentes agrícolas. Seus frutos são comestíveis e servem de alimento para diversas espécies de aves.
Época de coleta de sementes: Junho a janeiro.
Coleta de sementes: Diretamente da árvore quando começar a queda espontânea dos frutos ou recolhê-los do chão.
Fruto: Vermelho, laranja ou roxo, arredondado, contendo uma semente por fruto, possuindo aproximadamente 1,5 cm. de diâmetro.
Flor: Branca.
Crescimento da muda: Médio.
Germinação: Normal.
Plantio: Mata ciliar, área aberta.